Assinatura do autor
Depósitos
GUIMARÃES, Dórdio, 1938-1997
BNP Esp. D10
Poema-Autógrafo para Otelo Saraiva de Carvalho, Dórdio Guimarães, 1990 BNP Esp. D10/cx. 1
Poema-Autógrafo para Otelo Saraiva de Carvalho,
Dórdio Guimarães, 1990
BNP Esp. D10/cx. 1
Poeta, cineasta e ficcionista, Dórdio Leal Guimarães deixou o seu nome também associado à publicidade e ao jornalismo quer através da imprensa escrita, nomeadamente à Vida Mundial, quer da rádio. Realizador de filmes sobre Florbela Espanca e Antero de Quental, médias metragens sobre Teixeira de Pascoais, Machado de Castro e uma curta metragem sobre Eduardo Viana, assina também vários programas de televisão entre os quais a série Mátria, dirigida e apresentada por Natália Correia, com quem casou em 1990. Os seus últimos anos de vida foram dedicados à memória da escritora nomeadamente através da tentativa de criação da Fundação Cultural Natália Correia.

O espólio (47 cx.) é constituído por manuscritos do Autor (poesia e prosa), correspondência (cartas recebidas, enviadas e de terceiros), documentos biográficos, recortes de imprensa e manuscritos de terceiros.

Foi depositado na BNP , em Agosto de 1999, por protocolo entre esta instituição e o Governo Regional dos Açores, para o cumprimento das disposições testamentárias do próprio. Com reserva de consulta.
Instrumento(s) de Pesquisa:
Guia preliminar
© 2004 Biblioteca Nacional de Portugal. Actualizado a 2003/12/10