Assinatura do autor
Depósitos
CORREIA, Natália, 1923-1993
BNP Esp. D9
Não percas a rosa: diário e algo mais, Natália Correia, [ant. 1978] BNP Esp. D9/cx. 61
Não percas a rosa:
diário e algo mais
,
Natália Correia, [ant. 1978]
BNP Esp. D9/cx. 61
Natália de Oliveira Correia foi activa interventora da vida política e sócio-cultural do seu tempo. Poetisa, dramaturga, ficcionista, ensaísta, tradutora, autora de libretos de ópera, foi também colaboradora de vários títulos da imprensa periódica como, por exemplo, o Diário de Notícias e A Capital e assumiu cargos directivos em O Século Hoje e na Vida Mundial. Foi directora literária na Editorial Estúdios Côr (1971) e na Editora Arcádia (1973), argumentista do telefilme Santo Antero e de programas culturais transmitidos pela RTP e emprestou a sua voz para a gravação de textos literários produzidos pela Editora Discográfica Sassetti. Integrou a equipa da Secretaria de Estado da Cultura, em 1977, como consultora cultural, a convite de David Mourão-Ferreira e, em 1980, é eleita deputada à Assembleia da República.

O espólio (197 cx.) é constituído por manuscritos da Autora (poesia, prosa, teatro e edições), correspondência, documentos biográficos, o seu arquivo de imprensa e manuscritos de terceiros. A colecção Esp. N65 constituída com documentação adquirida pela BN, complementa este acervo.

Está em depósito, desde Agosto de 1999, na sequência do acordo estabelecido entre o Governo Regional dos Açores e a Biblioteca Nacional, para cumprimento das disposições testamentárias do herdeiro, seu marido Dórdio Guimarães, que o legou ao Estado destinando à BN os manuscritos inéditos. Com reserva de consulta.
Instrumento(s) de Pesquisa:
Inventário parcial (correspondência)
Base de dados parcial (correspondência e manuscritos da autora)
© 2004 Biblioteca Nacional de Portugal. Actualizado a 2004/05/03