Depósitos
SOUSA, Ernesto de, 1921-1988
BNP Esp. D6
Guião do filme Almada, um nome de guerra, Ernesto de Sousa, ca. 1969 BNP Esp. D6/cx. 13
Guião do filme Almada, um nome de guerra,
Ernesto de Sousa, ca. 1969
BNP Esp. D6/cx. 13
José Ernesto Marques Frade de Sousa nasceu em Lisboa, em cuja Universidade chegou a frequentar, pelos anos trinta, a Faculdade de Ciências. Apaixonado pela fotografia e o cinema, desde tenra idade, paixão que veio a transformar em arte, revelou-se, logo no início da década de quarenta, como um dos mais informados críticos das novas correntes estéticas que enformavam a sétima arte. Grande entusiasta da arte popular e negro-africana, multiplicou colaboração por diversos jornais e revistas, com destaque para a que ficou esparsa pela Seara Nova, Vértice, Mundo Literário e Colóquio Artes. Estudou na Sorbonne e na Cinémathèque Française (1949-1952), fundou o Círculo de Cinema e rodou, em 1962, o filme Dom Roberto que marcou profundamente a cinematografia de vanguarda em Portugal.

O espólio (86 cx.) guarda um vasto conjunto de textos autorais (estudos sobre arte, textos para catálogos de exposições, artigos sobre cinema, inquéritos, entrevistas, cursos, etc.), correspondência, documentos biográficos e recortes de periódicos.

Foi depositado na BN, por iniciativa da viúva do escritor, Srª D. Isabel Alves, em Abril de 1989. Organizado por Alfredo Ramalho entre 1990 e 1991, permanece à guarda do ACPC desde então.
Instrumento(s) de Pesquisa:
Guia parcial
© 2004 Biblioteca Nacional de Portugal. Actualizado a 2004/05/03